terça-feira, 10 de agosto de 2010

Maioridade


"Ontem" eu ainda brincava de boneca, pulava corda, e tinha época que não me separava daquele velho elástico. Andava de bicicleta sem me importar tanto com o sol, ou com a poeira, ou com sujeira, tinha dias que chegava em casa molhada de suor... passava horas assistindo TV, não perdia pica pau, corrida maluca, teletubies, Tom e Jerry, piu-piu, Frajola, Chaaaves... para eles, toda hora era hora. Chegava em casa com uma provinha da escola e cheia de orgulho mostrava a papai e a mamãe a boa notinha, que não digo sempre, mas como eu era esforçada, então, quase sempre tirava. E mostrava mais...desenhos, pinturas, colagens de jornais, que tia passava.
Amava a festa da padroeira só por causa dos parques, e por isso sofria um mês antes a ansiedade de poder encontrar novidade: "será que vem algum brinquedo novo esse ano?"
Me divertia indo às festas para brincar de toca com as meninas no meio do salão. Amava pirulito, pipoca, balinha, bombom...ainda amo! mas, não como "ontem" que eu comia essas guloseimas quase todo dia, e nunca abusava, pelo contrário, cada vez mais gostava. Enfim, impossível enumerar, tantas coisas que "ontem" fiz...
Ainda lembro, quando nesse mesmo "ontem" dizia "Aaa, mas daqui que eu faça 18 anos, falta tanto tempo!" pois é! mas esse tempo passa e a gente nem nota.
18 aninhos! Sim, eu já tenho!
E agora, mesmo que eu não queira, sou quase uma adulta. Já tenho outras visões de mundo. Já não posso mais pensar que as bonecas são minhas filhinhas, e que assistir desenho animado é a melhor coisa a se fazer pra passar o tempo. E que tempo?! mesmo que assim penssasse, esse tempo torna-se cada vez mais corrido, e por isso tão precioso quanto uma bela nota de 50$ na mão de um estudante, ou mesmo aqueles 50 centavos que você ganhava de seu avô e saia correndo de felicidade.
Tudo mudou, e agora surgem novas amizades, e quantas amizades! boas amizades! mas também aquelas que em nada amigas serão, e aí o cuidado é ainda maior, pois dessas, concerteza não faltaram. Um mundo novo se abre para você, obviamente, repleto de coisas inéditas.
Não que você nunca mais vá assistir "bobagens" na TV, ou ir a uma festa de padroeiro para andar nos parques novos... tudo isso ainda existe e faz parte de sua vida, só que não com tamanha importância como antes.
Conquistas, derrotas, dificuldades, algumas facilidades, que anteriormente você não tinha, trabalhos... são coisas que agora são cada dia mais frequentes. .
Afinal, ser "de maior", como errôneamente chamamos, não siginifica apenas tirar carteira de motorista, poder fazer crediário, não precisar de um responsável para poder entrar em determinada festa, ou não ser ignorado num bar quando pede uma dose, ou uma caneca, ou mesmo uma garrafa de uma bebida alcoolica qualquer.
Enfim, cabe aqui, e bem cabe! o que chamamos responsabilidade, sim! essa será a galinha dos ovos de ouro dessa nova fase.

A maioridade é o meu hoje, e embora passe a assumir tamanha responsabilidade, ainda não deixei de ser apenas uma menina, tenho muito a aprender nessa vida. Isso, é apenas o começo!

2 comentários:

  1. de algum dia de 2008 (que ao certo não me lembro) pra cá, deu pra perceber que você já tinha a responsabilidade de quem tem 18 anos; o que houve agora foi apenas o fato de completar a idade, além de se tornar mais madura ainda. :)

    amo tú, cri crii x)
    ;**

    ResponderExcluir
  2. A palavra é: "responsabilidade"...
    Pois é Marii, como disse o Lamas boy: esse adjetivo já fazia parte de sua personalidade, o tempo apenas se encarregou de reforçá-lo ainda mais.

    Amei o blog Marizinha, tá lindo, como tu!!
    Xelin linda!
    Fique com Papai do Céu!

    ResponderExcluir